5 de março de 2012

Velas

As velas e as cores

Vela Branca – Pureza e sinceridade.
A mais pura das velas, a vela branca é inspiração para o despertar da espiritualidade e a ascensão da consciência. Ligada aos Chakras superiores, serve ao despertar da pureza essencial do homem e afasta o Génio Contrário. A vela branca também representa a mãe, sendo excelente para despertar e fortalecer a imaginação, a criatividade e a fertilidade. Protege as crianças desde o útero materno até os oito anos. Reforça os laços familiares, representando a harmonia e pureza no lar.
Ela purifica todo o organismo, mas ajuda principalmente na cura de doenças estomacais, das glândulas mamárias, do sistema linfático, do sistema nervoso central e do parassimpático. Protege as menstruações, a gravidez e os partos.

 Vela Laranja
Esta vela representa o Sol e deve ser utilizada para agradecimento a Deus. Ela incentiva a criatividade, as actividades artísticas e desportivas. E uma revitalizadora de todo o organismo, mas ajuda principalmente a proteger e restabelecer o coração, a coluna vertebral, o baço, o duodeno, a vista e a fertilidade. É excelente auxiliar para quem quer receber luz, espiritualizar-se e aumentar o seu poder mental.

Vela Vermelha – Dinamismo, força e coragem.
É interessante lembrar que esta é uma das velas mais utilizadas em ancestrais magias ciganas e é a mais ligada à beleza física e à sensualidade. A vela vermelha concede-nos autoridade, vitalidade e paixão. Ela protege-nos de acidentes e de situações de violência e perigo físico. É a melhor ajuda para a proteção de entes queridos. Auxilia em qualquer intervenção cirúrgica. Traz vitalidade a todo o corpo, mas protege principalmente a cabeça, o rosto, os órgãos sexuais, as vias urinárias, os rins, as glândulas supra-renais, a circulação sanguínea e as secreções biliar e hepática. Ajuda a conectar com o chakra básico e com as forças terrestres. Vela importante quando nos queremos conectar com seres e forças do plano material.

Vela Amarela – Vida, alegria, força, entusiasmo, poder e vigor da mente.
Esta vela permite-nos dar forma e movimento às nossas ideias. É a vela da comunicação. Representa a ordem, o raciocínio e a lógica. Ela ajuda a vencer a timidez e favorece as relações sociais. Intensifica a memória, a agilidade mental, a eloquência e a capacidade de entender nas entrelinhas. Também ajuda na cura de doenças psicossomáticas.Protege especialmente os pulmões e os brônquios, a respiração, o sistema cerebral e as suas ramificações nervosas, a língua, os ouvidos, os intestinos, os braços e as mãos.

Vela Rosa – Beleza, amor e moralidade.
Por estar muito ligada às forças do coração, esta vela atrai seres e forças ligados a este plano subtil. A vela rosa simboliza o amor incondicional e as relações regidas por um afecto intenso. Provoca a atracção e desperta a sensibilidade e os sentimentos nobres e puros. Protege o tacto, a sensibilidade, o metabolismo, as funções renais, os órgãos sexuais femininos, a região lombar, a derme e o cabelo. Ela concede a harmonia que deve haver entre as várias funções orgânicas. Evita o contágio e a propagação das doenças venéreas, assim como a depressão.

Vela Violeta – Espiritualidade.
Violeta é a cor da espiritualidade e a cor de Saint Germain, mestre ascensionado da Chama Violeta que auxilia na queima do karma. Ligada ao chakra do fogo, ajuda na purificação do nosso ser. Ela aumenta a nossa capacidade de sacrifício e a perseverança. Protege os missionários e os imigrantes. Actua sobre o pâncreas e o metabolismo endócrino, na circulação arterial e depuração do sangue. Evita processos infecciosos. Protege os pés, a pele e os músculos. Auxilia para que as pessoas se livrem de diversos tipos de vícios: cigarro, álcool, drogas, fármacos e as depressões suicidas induzidas por este tipo de dependência.

Vela Verde – Calma e equilibrio.
Ligada ao chakra Svadhistana, ou seja, o chakra dos desejos, esta vela ajuda na realização dos nossos sonhos e metas. E também a vela que desperta e recupera a energia vital, sendo aconselhável acendê-la quando nos sentimos exaustos ou esgotados. Também é utilizada em ritos para alcançar a fertilidade, a abundância e a fartura. A vela verde está ligada ao mundo material, o verde é a cor da natureza. Ela simboliza a estabilidade, a fidelidade, a constância, a responsabilidade, a perseverança, a longevidade, o êxito na profissão, a sabedoria e a transcendência. Protege os idosos e ajuda a evitar as doenças ligadas à demência. Actua sobre os ossos, os dentes, a hipófise, as ramificações neurológicas e todas as partes do organismo consideradas frágeis e delicadas.

Vela Preta
É sempre bom lembrar que a cor preta é uma espécie de esponja que atrai para si praticamente qualquer coisa. Isto aplica-se ao vestuário e, naturalmente, às velas. Por isso, a vela preta deve ser utilizada somente em rituais esotéricos e por um iniciado, pois ele saberá exactamente que tipo de forças está a atrair.

Vela Azul – Verdade, tranquilidade e compreensão.
Quando o azul é claro, desperta interiorização, tranquilidade, paz e harmonização. Abre as portas do mundo oculto, tornando fácil a comunicação astral. Óptima na luta contra o medo. Quando o azul é mais profundo, representa o prazer de viver e tudo aquilo que nos desperta gosto pela vida. Estimula a sensualidade, a auto-estima e induz à conquista amorosa.
Deve ser usada quando o pedido está relacionado com negócios ou trabalho.
Protege a garganta, a laringe, a faringe, a tiróide, a língua, as cordas vocais e a fala, o paladar, a Trompa de Eustáquio, o cerebelo, as vértebras cervicais e a nuca.


As velas e as Formas

O formato das velas tem muito a ver com os diversos planos e são um factor importante no plano místico. 

Quadrada:
Este símbolo representa a terra, a matéria e os elementais da terra, os gnomos. Remete à cor vermelha, à nota musical Ré, ao Sol, ao chakra Muladhara e a Xangô.
  
Meia Lua:
Representa a água, o estado líquido, lemanjá e os elementais da água, as ondinas e as sereias. Está relacionada com os sonhos e a Lua. A sua cor de equilíbrio é cor-de-vinho, a nota musical é o Si e desperta o chakra Svaddhistana.

Triangular:
Ligada ao fogo, às salamandras, a Ogum e a Marte. A sua nota musical é o Dó, a sua cor é lilás e desperta o chakra umbilical.

Hexagonal:
Representa o estado gasoso e os elementais do ar, os silfos. Ligado a Oxóssi, a sua cor é rosa e a sua nota musical é o Fá. Desperta o chakra cardíaco e o seu planeta é Saturno.


Essências

As essências das velas potencializam as qualidades das cores:

Velas
Essências
Aplicação
Vermelho
Hortelã
Bens materiais
Laranja
Flor de Laranjeira
Criação/Magnetismo pessoal
Colorida
Sândalo
Harmonia Espiritual
Branca
Angélica
Meditação
Violeta
Rosa
Calmante/ Realização de desejos
Azul Anil
Almíscar
Intuição
Azul celeste
Cipreste         
Poder mental/Expressão
Verde             
Alfazema
Fertilidade/Cura
Amarelo
Jasmim
Espiritualidade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, seja bem vindo!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.