6 de março de 2012

Significado e uso dos 72 nomes de Deus




Na raiz dos conhecimentos sagrados do Ocidente está a Cabala, um tratado místico e filosófico cujas origens se perdem no tempo.

Os cabalistas hebreus, desenvolveram estudos numerológicos a partir da palavra sagrada do nome de Deus e dos salmos de Davi, revelando o nome e o poder divino dos 72 Génios que regem o Universo e inspiram as acções criadoras positivas de cada homem. Assim, o nome de cada Anjo deriva de uma composição do nome de Deus (em hebraico).
A comunicação com cada um destes Génios, cuja energia se deseja atrair, pode ser feita por meio dos salmos, que aparecem no Antigo Testamento bíblico que foram associados, pelos cabalistas, a esses mensageiros.

A escritora Monica Buonfiglio explica-nos no seu livro “A Magia dos Anjos Cabalísticos”:
“A Cabala diz que o segredo para entender os segredos e mistérios da criação é a interpretação das 22 letras hebraicas que formam o alfabeto hebraico, pois ele representa as diversas energias que comandam e sustentam o Universo. Essas 22 letras estão presentes nos 22 arcanos maiores do tarot e manifestam-se através dos 72 Anjos cabalísticos. Os cabalistas descobriram que a soma do valor numérico que compõe o nome de Deus dá o total de 72. Foi através de um desdobramento das letras hebraicas que formam o nome de Deus e da combinação de certas terminações como “el” “iah” que surgiram os nomes dos 72 Anjos da Cabala, que trazem nas suas letras todas as qualidades atribuídas a Deus.

A compreensão do nome de Deus é essencial para que se entenda os mecanismos da vida ou as leis cósmicas. Os nomes dos Anjos cabalísticos foram tirados de uma parte do livro do Êxodo da bíblia hebraica e de uma complexa combinação de letras das palavras ali contidas. Cada um dos 72 Anjos influencia 5 dias do ano ou 5 graus do Zodíaco, já que 72 x 5 = 360. Os 5 dias restantes não possuem um protector específico: são os Génios da Humanidade. Esses são considerados como entidades kármicas e têm a liberdade de escolher qualquer anjo com o qual se identifiquem mais para ser o seu protector, pois são protegidos por todos os Anjos em geral”, finaliza Monica.

O investigador Carlos Lima explica que provavelmente os nomes dos 72 Anjos cabalísticos serviam como mantras para os cabalistas e eram destinados apenas aqueles que conhecessem o segredo. Para outros invesigadores eles não tem nada a ver com os Anjos da guarda comuns, pois considerando-se que eles iluminam todos os nascidos a cada 5 graus do Zodíaco, eles não podem ser Anjos da guarda particular de todas essas pessoas. Portanto, apesar deles estarem ligados à humanidade e poderem ser invocados para resolver qualquer tipo de questão na qual são especialistas, eles estão distantes de nós”, finaliza Carlos.
O que se conclui é que embora sejamos influenciados e protegidos por um dos 72 Anjos cabalísticos, eles não são os nossos Anjos de guarda pessoais, mas sim outro anjo comum encarregado dessa missão específica, afinal existem “milhares e milhares de Anjos”, conforme diz a bíblia.
Vejamos agora em detalhe quem é o príncipe de cada ordem, as características dele e de cada um dos seus oito Génios; o seu planeta, dias, horas e com que salmos devem ser invocados. Verifique também as características que eles imprimem a quem nasce sob a sua protecção. Cada um de nós possui um Anjo do dia e outro Anjo da hora, portanto todos possuímos pelo menos dois Anjos.

Chamo também a atenção para o Génio Contrário a cada Anjo, chamamos-lhes Anjos negros ou caídos e são combatidos evocando a energia do Anjo de Luz e renunciando às suas características negativas.

“Dizem que alguns Anjos sentiram ciúmes de Deus e rebelaram-se. Apaixonaram-se pelas filhas de Noé e como transgrediram as leis, foram condenados a ficar presos no mundo inferior (inferi), nesta força activa, impensada, de fogo.”

O Anjo Contrário actua quando a pessoa não pensa, não analisa e reflete, age por instinto. São “as reacções animais” da besta representada pela ausência de raciocínio, pela preguiça, inveja... a influência das trevas ou do Diabo que leva a estados de divisão e confusão.
A intenção do Anjo Contrário é destruir o seu lado forte e concertado com a lei divina, deixando-o fraco e tornando mais fácil a acção negativa. Um exemplo da acção do Anjo Contrário é quando vai para dizer alguma coisa a alguém e diz outra muito diferente que gera mal-entendidos. Tenha a certeza de que está sob a influência do Anjo Contrário, quando algo acontece na família e começa a fazer julgamentos e a discutir sem compreender porquê. Lembre-se: Deus não julga.

Adão é simbolicamente representado por uma árvore (da vida), cujo tronco representa a humanidade, os galhos as etnias e as folhas viçosas os indivíduos. Os que se deixam levar pelo mal são as folhas secas, ressentidas e invejosas, que caem transformando-se em adubo e fortificando a árvore, que assim fornecerá frutos mais bonitos e saborosos. Nesta linha interpretativa, os cabalistas hebreus chamavam "cascas" aos Anjos Contrários; da mesma forma que a casca grosseira de uma árvore envelhece tornando-a feia mas protegendo-a contra pragas e intempéries, preservando sua seiva, a energia do Anjo Contrário pode ser revertida em benefício da pessoa, se pensar, raciocinar e se estiver perto de Deus. Afinal, o Génio Contrário quer expressar-se através de si, portanto, não quer a sua morte e “à sua maneira” protege-o.
Alguns seres humanos quando perdem o corpo (a matéria), não se despojam desta vibração energética do instinto dos Anjos Caídos, ficando presos no mundo inferior, até que uma "batalha" espírito/alma/inteligência, consiga a sua elevação, orientada pelo Anjo da Guarda.
Certa vez num debate, perguntaram-me se o Anjo da Guarda nos poderia abandonar. Respondi afirmativamente e alguns discordaram de mim. Mas pense, o Anjo da Guarda não poderia estar ao lado do assassino de uma criança, ou de um sequestrador, ele estaria compactuando com essas acções horríveis.”
Adaptado de Monica Buonfiglio




1º VEHUIAH
Deus elevado e exaltado acima de todas as coisas.
Auxilia na realização de trabalhos difíceis, estimula o amor e concede sagacidade.
Na oposição: provoca violência e turbulência.

2º JELIEL
Deus que socorre.
Ajuda a combater injustiças, proporciona jovialidade, simpatia e restabelece a paz conjugal.
Na oposição: provoca vingança e rancor.

3º SITAEL
Deus, a esperança de todas as criaturas.
Ajuda a combater as adversidades, protege contra os assaltos, o erro e a mentira.
Favorece o apoio de pessoas influentes.
Na oposição: provoca a hipocrisia e a ingratidão.

4º ELEMIAH
Deus Oculto.
Protege nas viagens e afasta as traições, os maus espíritos e os tormentos da alma.
Na oposição: provoca descobertas perigosas para a humanidade e atrasa os negócios.

5º MAHASIAH
Deus Salvador.
Estimula o progresso científico, a filosofia, as artes em geral e o conhecimento das coisas ocultas. Ajuda a obter a harmonia nos relacionamentos.
Na oposição: Provoca ignorância e libertinagem.

6º LELAHEL
Deus Louvável.
Ajuda nas curas e atrai o amor, a fama e a riqueza. Faz aflorar os talentos ocultos.
Na oposição: provoca ambição, orgulho e desonestidade.

7º ACHAIAH
Deus bom e paciente.
Ajuda a manter a calma diante das adversidades e favorece na profissão.
Na oposição: provoca preguiça e negligência.

8º CAHETHEL
Deus da abundância.
Aumenta a fé e protege os ambientes. Favorece os campos e a agricultura.
Na oposição: provoca epidemias em animais e pragas na lavoura.

9º HAZIEL
Deus da misericórdia.
Estimula a reconciliacção entre inimigos. Facilita a obtenção de proteção e favores. Aumenta a fé e a espiritualidade.
Na oposição: provoca rancor e descrença.

10º ALADIAH
Deus amabilíssimo.
Concede vida longa e auxilia nas curas. Favorece as transações comerciais.
Na oposição: provoca doenças e maus negócios.

11º LAOVIAH
Deus louvado e exaltado.
Protege contra as adversidades. Confere talento e popularidade individuais. Concede sabedoria e celebridade.
Na oposição: Provoca ciúmes, calúnia e orgulho.

12º HAHAIAH
Deus de refúgio.
Protege contra adversidades. Favorece a compreensão dos mistérios profundos e a revelações através dos sonhos. Estimula a espiritualidade, a discrição e a moderacção.
Na oposição: Provoca indiscrição e abuso de confiança.

13º IEZALEL
Deus Glorificado.
Protege contra a infidelidade conjugal. Favorece a compreensão mútua, as amizades e o aprendizado.
Na oposição: Provoca mentira e traição.

14º MEBABEL
Deus Conservador.
Protege contra as calúnias e a opressão. Favorece a justiça, a liberdade e a compreensão dos direitos alheios. Ajuda a prática da advocacia.
Na oposição: Provoca falso testemunho e calúnias.

15º HARIEL
Deus Criador.
Protege contra a preguiça e a indiferença. Favorece a disciplina, a vida religiosa, ajuda a ter bons sentimentos e renova as esperanças.
Na oposição: provoca fanatismo e raiva.

16º HAKAMIAH
Deus constrói o Universo.
Favorece as atividades militares, as instituições sociais e a lei.
Protege contra assaltos e ladrões.
Na oposição: Favorece as revoltas e as traições.

17º LAUVIAH
Deus admirável
Favorece a tranquilidade e a paz espiritual.Protege contra a depressão e a tristeza. Inspira os artistas e ajuda o canto e a voz.
Na oposição: causa descrença e tristeza.

18º CALIEL
Deus pronto a acolher.
Favorece o triunfo da verdade e da inocência, desmascarando os inimigos.
Protege e socorre nas aflições e ajuda na integridade moral.
Na oposição: provoca escândalos e intrigas.

19º LEUVIAH
Deus que acolhe os pecadores.
Favorece a força interior, ajuda a superar as adversidades, restabelecendo a jovialidade a amabilidade e a modéstia.
Proporciona boa memória.
Na oposição: provoca desobediência e desespero.

20º PAHALIAH
Deus redentor.
Reforça a fé e a religiosidade.
Favorece a força interior e a moral.
Na oposição: provoca libertinagem e falta de fé.
Planeta: a Lua

21º NELCHAEL
Deus só e único.
Favorece os estudos ligados à matemática, à geografia e à astrologia.
Na oposição: favorece a ignorância e os preconceitos.

22º YEIAIEL
Deus justo e perfeito.
Protege contra os naufrágios e as tempestades, e acidentes em viagens.
Ajuda a ser bem sucedido no comércio e a conseguir a estabilidade financeira.
Na oposição: provoca o descontrole e a opressão.

23º MELAHEL
Deus que nos livra dos males.
Proporciona ousadia e grandiosidade.
Favorece a descoberta e o cultivo de plantas medicinais.
Protege contra os acidentes com armas.
Na oposição provoca epidemias e pragas em geral.

24º HAHUIAH
Deus bom por si mesmo.
Proporciona a graça e a misericórdia divina.
Conforta os exilados e prisioneiros e protege contra a violência.
Favorece a comunicacção.
Na oposição, provoca ações ilícitas.

25º NITH-HAIAH
Deus que dá sabedoria.
Revela as verdades ocultas, facilita as descobertas e as investigações científicas.
Promove sabedoria.
Na oposição provoca magia negra.

26º HAAIAH
Deus oculto.
Proporciona a paz, protege a política, a comunicacção e a harmonia entre os povos.
Na oposição favorece as conspirações.

27º IERATHEL
Deus punidor dos maus.
Garante a justiça e evita as provocações; favorece as atividades mentais, principalmente ligadas à ciência e às artes.
Na oposição provoca intolerância.

28º SEHEIAH
Deus que cura os doentes.
Estimula a prudência, protege contra as catástrofes naturais e proporciona longevidade e saúde.
Na oposição causa doenças e catástrofes.

29º REYIEL
Deus pronto para socorrer.
Acaba com a impiedade e a corrupção. Afasta os inimigos e faz prevalecer a verdade.
Na oposição, causa hipocrisia e fanatismo.

30º OMAEL
Deus paciente.
Combate a tristeza e a amargura, favorece a fertilidade e incentiva o estudo das ciências bioquímicas.
Na oposição, gera fenómenos monstruosos e depressão.

31º LECABIEL
Deus que inspira.
Ajuda na tomada de decisões, estimula a generosidade, ajuda nos estudos da astronomia, geometria e meteorologia. Influi sobre o clima.
Na oposição provoca avareza e desequilíbrio na natureza.

32º VASARIAH
Deus piedoso.
Detém o ataque dos inimigos e protege contra os caluniosos. Fortalece a memória e facilita a comunicacção de massa.
Na oposição causa doenças do corpo e da alma.

33º JEHUIAH
Deus conhecedor de todas as coisas.
Facilita o aprendizado, revela traidores e situações escusas. Favorece a franqueza.

34º LEHAHIAH
Deus clemente.
Protege todos aqueles que ocupam uma posição de liderança, estimula a confiança, a fé e a paciência. Proporciona clareza de expressão.
Na oposição causa discórdia, guerra e ruína.

35º CHAVAKIAH
Deus que dá alegria.
É o guardião da família; promove harmonia familiar.
Ajuda a resolver problemas de partilha e heranças.
Na oposição causa injustiças e desarmonias.

36º MENADEL
Deus adorável.
Ajuda os exilados a voltarem para a sua pátria e facilita a localizacção de pessoas desaparecidas.
Ajuda a encontrar objectos perdidos.
Na oposição causa fugas, perseguições e arrependimento.

37º ANIEL
Deus das virtudes.
Inspira e revela os segredos da natureza.
Concede sabedoria e talento nas artes e ciências. Ajuda a obter a vitória nos negócios e proporciona lucros financeiros.
Na oposição provoca perversidade e charlatanismo.

38º HAAMIAH
Deus a esperança de todos os filhos da terra.
Elimina as influências maléficas e protege contra as fraudes, as mentiras e a violência. Governa os cultos religiosos.
Na oposição causa falsidade e trapaças.

39º REHAHEL
Deus que acolhe os pecadores.
Protege a saúde. Facilita a compreensão entre pais e filhos promovendo o respeito mútuo.
Na oposição, provoca esterilidade e tirania.

40º IEIAZEL
Deus que dá alegria.
Evita situações de opressão e liberta da negatividade.
Favorece a literatura e o trabalho dos escritores e jornalistas.
Na oposição, causa isolamento e melancolia.

41º HAHAHEL
Deus em três pessoas.
Protege as missões religiosas e as atividades filantrópicas.
Proporciona grandeza da alma e coragem para enfrentar castigos.
Na oposição, provoca descrença, ateísmo e negligência.

42º MIKAEL
A Casa de Deus.
Ajuda a desvendar conspirações e combate a corrupção.
Favorece o exercício da política e da diplomacia.
Na oposição, causa maledicências e malevolência.

43º VEUALIAH
Deus dominador.
Protege os militares e nos livra dos inimigos. Conduz à paz e à prosperidade.
Favorece a vitória sobre os inimigos.
Na oposição, causa discórdia e rivalidades.

44º IELEHIAH
Deus Eterno.
Concede benefícios nos empreendimentos e processos judiciários.
Protege os magistrados e favorece as viagens, a honra e a fama.
Na oposição: provoca guerras e discórdia.

45º SEALIAH
Deus, motor de todas as coisas.
Estimula os estudos e ajuda a superar humilhações.
Proporciona vida e saúde a tudo o que respira.
Na oposição, provoca bruscas mudanças climáticas.

46º ARIEL
Deus revelador
Revela em sonho o paradeiro de pessoas e objectos desaparecidos.
Ajuda a descobrir segredos e mistérios.
Estimula as atitudes discretas e as idéias inovadoras.
Na oposição, provoca perturbações espirituais.

47º ASALIAH
Deus justo que indica a verdade
Ilumina e faz compreender as ciências ocultas e mostra o caminho da verdade espiritual.
Na oposição provoca imoralidade e escândalos.

48º MIHAEL
Deus Pai que socorre.
Favorece o amor e a paz conjugal. Proporciona lazer, alegrias e diversões íntimas.
Concede inspiracção e pressentimentos sobre o que vai nos acontecer de bom.
Na oposição: provoca orgulho e luxúria.

49º VEHUEL
Deus grande e elevado.
Consola nos momentos de desespero.
Apazigua os conflitos e concede sensibilidade e generosidade.
Na oposição provoca egoísmo e ira.

50º DANIEL
Senhor das misericórdias
Ajuda nas negociações, aumenta a segurança e a determinacção pessoais.
Na oposição, causa ócio e oportunismo.

51º HAHASIAH
Deus oculto
Eleva o espírito, conectando-o com a sabedoria divina. Traz revelações sobre magia, práticas terapêuticas e também proporciona prosperidade.
Ajuda a conhecer as qualidades relacionadas com cada animal e planta.
Na oposição: provoca abuso de poder.

52º IMAMIAH
Deus acima de todas as coisas.
Fortalece diante de nossos adversários.
Ajuda a obter a liberdade e a independência financeira.
Protege no trabalho e estimula a paciência.
Na oposição provoca maldade e blasfêmia.

53º NANAEL
Deus que humilha os orgulhosos
Favorece os trabalhos secretos, as ciências ocultas, a concentracção e tudo o que exija atenção aos detalhes.
Na oposição provoca ignorância e desatenção.

54º NITHAEL
Rei dos Céus
Ajuda a conservar a reputação e a conquistar o reconhecimento público.
Preserva a boa saúde e protege os bons governantes.
Na oposição provoca desordens públicas e maledicências.

55º MEBAHIAH
Deus Eterno
Estimula a fertilidade, desenvolve a compreensão, atrai energias benéficas e favorece a religiosidade.
Na oposição atrai todos os vícios.

56º POIEL
Deus que sustenta o Universo.
Concede bom humor e alegria, facilita a tomada de decisões e a obtenção de lucros financeiros justos.
Na oposição: provoca ambição desmesurada, esquizofrenia e paranóia.

57º NEMAMIAH
Deus Louvável
Melhora a relação entre chefes e subalternos.
Proporciona vigor físico, coragem e prosperidade.
Na oposição causa traições e preguiça.

58º IEIALEL
Deus que acolhe as gerações
Estimula a poesia, a musica e as artes.
Combate a tristeza, proporciona energia física e cura os males da visão.
Na oposição: favorece os acidentes e homicídios.

59º HARAHEL
Deus da Sabedoria
Torna as crianças obedientes e disciplinadas. Favorece as transações de câmbio e permite obter lucros com o comércio de livros. Combate a esterilidade.
Na oposição provoca ruína e falência.

60º MITZAREL
Deus que consola os oprimidos.
Afasta as aflições do espírito, livra os perseguidos e ajuda a conservar a proteção de pessoas influentes e poderosas.
Na oposição causa rebeldia e perseguição.

61º UMABEL
Deus acima de Tudo
Dá intuição para perceber melhor as intenções e sentimentos alheios; favorece as amizades, protege nas viagens e nos prazeres diversos. Ajuda também a desvendar os mistérios do espaço celeste.
Na oposição, causa vícios e destruições.

62º IAHHEL
Ser Supremo.
Proporciona tranquilidade e sabedoria. Protege todos aqueles que se dedicam à espiritualidade e à filosofia.
Na oposição provoca desunião.

63º ANAUEL
Deus infinitamente bom
Favorece a aceitacção de idéias e projetos novos. Proporciona otimismo e sorte nos negócios. Afasta o risco de acidentes automobilísticos.
Na oposição provoca desequilíbrio mental.

64º MEHIEL
Deus vivificador
Promove a fraternidade universal, afasta as adversidades e aumenta a capacidade de expressão, facilitando a oratória.
Na oposição, provoca falsidades e intrigas.

65º DAMABIAH
Deus, fonte de conhecimento
Proporciona sucesso em todos os empreendimentos e protege os marinheiros e as atividades portuárias, ligadas ao mar. Confere magnetismo e protege do mal.
Na oposição, provoca tempestades e naufrágios.

66º MANAKEL
Deus que secunda e mantém tudo sobre o mundo
Controla e acalma as pessoas nervosas e favorece o tratamento da epilepsia e dos males relativos ao sono. Fortalece a memória e rege os sonhos.
Na oposição, causa danos à saúde, do corpo e da alma.

67º EIAEL
Deus, delícia das crianças.
Revela verdades e socorre em momentos de angústia e necessidade.
Ajuda nos estudos das ciências ocultas.
Na oposição causa preconceitos.

68º HABUHIAH
Deus de bondade
É associado ao campo e à fecundidade da terra.
Protege a agricultura e os trabalhadores do campo.
Na oposição provoca esterilidade e pragas de insetos.

69º ROHEL
Deus que tudo vê
Conserva as tradições dos povos antigos. Denuncia os traidores. Ajuda a encontrar objectos e documentos perdidos. Ajuda na inovacção e na busca de novos caminhos.
Na oposição, causa confusão e prejuízos morais.

70º YABAMIAH
Verbo que cria todas as coisas
Dá forças a quem deseja superar todos os aspectos negativos.
Protege das doenças, cirurgias, quedas e incêndios.
Protege a saúde e confere harmonia no lar e no trabalho.
Na oposição provoca desesperança e desarmonia.

71º HAIAEL
Deus, Senhor do Universo.
Confere talento para trabalhar os metais e protege contra as armas.
Liberta dos opressores e apazigua as discórdias.
Na oposição causa discórdias, lutas e demandas.

72º MUMIAH
Ômega, o fim de Tudo
Concede o sucesso, auxilia nos tratamentos médicos e cirúrgicos e favorece as ocupações misteriosas e sigilosas. Confere humildade e carinho.
Na oposição, provoca desespero e suicídio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, seja bem vindo!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.