19 de março de 2012

Os Altares


Altares Personalizados

Embora etimologicamente tenham significados diferentes, para fins de estudo vamos considerar o Altar e o Oratório como sendo uma e a mesma coisa. Eventualmente estabeleceremos diferenças, que se vão se referir muito mais à ocasião e propósito do que à estrutura propriamente dita.  

A palavra Altar tem origem do Latim "Altus", e significa "lugar alto, elevado". Considerando o aspecto religioso, significa o lugar onde se faz o contacto com Deus, e onde são oficiados trabalhos e actividades espirituais.

Para o iniciante o altar terá um significado diferente do significado que terá para um iniciado. No caso do iniciado ou magista (sendo magista o que pratica rituais) o altar será mais completo, obedecerá a regras (tais como a posição dos elementos que lá coloca, por exemplo). Tratando-se do iniciante o seu altar terá uma finalidade de oratório propriamente dito, razão pela qual não precisará de observar as regras a que está sujeito o altar do magista, embora determinadas coisas venham a ser comuns em ambos os casos.

Os grandes filósofos e sábios chineses acreditavam que para se ser produtivo na vida, é necessário obter a combinação certa de três factores; Céu, Terra e Homem.

Quer isto dizer que para o homem ser capaz de atingir os seus objectivos, ele tem de conciliar a ajuda/apoio do Céu (timing certo), das pessoas em seu redor (Homem) e, a vantagem de estar na posição certa (Terra). Esta conjugação de ajudas permitir-lhe-á o pleno acesso e uso dos seus talentos, capacidades e potenciais.

O Feng Shui constitui o factor Terra, e, é também influenciador do factor Homem. 

Como?

O FENG SHUI É A FILOSOFIA QUE ESTUDA E HARMONIZA ENERGETICAMENTE O ESPAÇO FÍSICO ONDE DESENVOLVEMOS A NOSSA VIDA TERRENA.

Os principios do Feng Shui baseiam-se na observação da natureza e na forma como ela interage com o ser humano, através do espaço que ele utiliza para viver. Eles estão fundamentados na existência de uma energia universal, na teoria do movimento cíclico e constante do Yin/Yang, na teoria dos Cinco Elementos e nos seus ciclos de apoio e ciclo de controlo.
Assim, o Feng Shui, ao harmonizar o nosso espaço, concede-nos uma área física (Terra) que vai influenciar as opiniões, sentimentos e emoções dos que frequentam o nosso espaço.

Eu concilio a Angelogia e o Feng Shui para, com a construção personalizada do Altar, criar um canal privilegiado de comunicação entre si e a sua dimensão espiritual. O Altar permite-lhe assim manter-se em harmonia com a natureza e, reforçar energeticamente as suas intenções e protecções.

Como se contrói um altar e onde e como se coloca, dentro da nossa casa, compõem o factor Céu.

Mas afinal o que é um Altar?

Em primeiro lugar quero sublinhar que construir um Altar seguindo os princípios do Feng Shui, não entra em conflito com nenhuma religião ou crença. 
Será sim, um reforço da sua fé e da sua comunicação com o mundo espiritual. O Feng Shui é uma ciência oriental, não uma religião, tal como a Angeologia, uma vez que todas as Grandes Doutrinas acreditam na sua existência.

Concentre-se então em si, nos seus valores, conquistas e objectivos. Naquilo que quer mudar e naquilo que quer agradecer, elabore uma lista.
Pense também em si, naquele que crê ser o seu eu profundo, e faça outra lista dos símbolos que o representam.
Finalmente, faça uma lista dos que crê que a protegem e inspiram.

Sublinho que podem acrescentar todos os itens que desejar, obedecendo a uma regra básica: deverão ser itens que lhe inspirem respeito religioso e conforto espiritual.  Pode pôr imagens de santos católicos, imagens budistas, símbolos de outras religiões bem como objectos tais como cristais, por exemplo. Têm é de ser objectos que tenham um significado especial para si. 

Por exemplo:

Objectivos e agradecimentos
Curar a minha perna
Mudar ou encontrar emprego
Relacionar-me melhor com a minha mãe
A medalha que a avó me deu
Agradecer o carro que o meu pai me ofereceu

Símbolos de mim (das minhas características)
Imagem dum pardal
Imagem dum rio com rápidos
Uma árvore cheia de fruta verde 
Imagem duma monja que fez voto de silêncio

Protectores
Anjos
Santos
Figuras mítico-religiosas
5 Elementos
Protecções da sua religião

Com as três listas e os seus dados de nascimento temos os elementos necessários para construir o seu Altar Pessoal. Não podemos esquecer a relevância da escolha das formas, dos materiais e claro, das cores. 

Caso construa o seu próprio Altar, é necessário ter especial cuidado com a história e energia dos objectos que se coloca no altar. Eu limpo-os energeticamente antes de os colocar, Utilize apenas flores frescas e não as deixe ficar por mais de três dias. (Também existem flores de seda próprias para Altares Feng Shui, ou outras artificiais).

É muito importante manter sempre o Altar limpo e, se ele não apanhar sol no seu local natural, uma vez por semana coloque-o ao sol durante umas horas. O Altar é uma plataforma espiritual, energizada com as suas intenções, onde pode meditar, rezar, relaxar e reconhecer com gratidão o que tem e o apoio que tem tido. O Sol mantém activa e limpa essa energia.

Assim, o Altar é o local onde as pessoas oram e comunicam com o mundo espiritual, que é considerado Yin pelo Feng Shui. É ali que as esperanças, os planos e aspirações dos ocupantes da casa se concentram, e, são repetidas dia após dia, na esfera Yin da existência. 
Através da acção da constante transformação de Yin em Yang, a matéria energética dessas confissões será rapidamente convertida para a nossa vida. Ou seja, a matéria energética Yin da dimensão espiritual, transforma-se em matéria energética Yang, que faz parte do chamado mundo real. 
Assim, a energia das nossas preces transforma-se em energia que influencia o nosso carácter e a nossa vida. (Daí a importância do pensamento positivo para atingirmos os nossos objectivos).

Uma vez que o altar é Yin, ele deve ser rigorosamente colocado dentro de casa para assegurar que não haverão efeitos adversos na saúde, bens e prosperidade dos residentes.

Já tenho visto toda a espécie de altares no quarto principal da casa. Acontece que a presença do altar não favorece o descanso nem o sono, muito menos o sexo. Enquanto dormimos não temos actividade Yang e não geramos o “Yang Chi”. A atmosfera Yin do quarto é exacerbada pela presença do Altar. Quanto ao resto que se passa num quarto, considera-se desrespeitosa essa exposição da intimidade perante o altar.

Seguindo os mesmos princípios, mesmo fora do quarto o altar não deve estar em linha recta com a porta deste. O Yin Chi é sugado para dentro do quarto, de cada vez que a porta se abre, o que não é compatível com uma boa saúde. A porta do quarto alinhada com o altar gera o “chiong” que dispersa a energia formada a partir das orações que foram ali ditas. Desfaz as nossas preces. Outra forma de se gerar um “chiong” com o altar, é colocá-lo debaixo ou aos pés de uma escada.

Sendo o altar um dos instrumentos mais importantes do Feng Shui, deve ter uma base e costas sólidas. Ainda à luz dos mesmos princípios, é imperativo que tenha uma parede sólida por atrás e pela frente – principalmente, livre de canalizações.
Um pequeno truque para começar a procurar o local adequado para o Altar é pensar nas seguintes máximas do Feng Shui:
“Assim como à frente, também por trás”, “Assim como por cima, também por baixo”.

Alguns exemplos de altares:






Como vê, independentemente da sua fé religiosa, a acertada construção, colocação e manutenção de um altar é sempre positiva.


Quando estiver diante do seu Altar para orar e rogar a Deus, tenha em atenção algumas questões de linguagem.

A linguagem dirige os nossos pensamentos para direcções específicas e, de alguma forma, ela ajuda-nos a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades. 

1) CUIDADO com a palavra NÃO.
A Frase que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está relacionado com ela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em "NÃO"... Não vem nada à mente. Agora, vou-lhe pedir que não pense na cor vermelha... Eu pedi-lhe para NÃO pensar na cor vermelha e pensou.
Procure falar no positivo, afirme o que quer e não o que não quer.

2) CUIDADO com a palavra MAS, que nega tudo o que vem antes. 
Por exemplo: "O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS...".
Substitua o MAS por E, quando indicado. 

3) CUIDADO com a palavra TENTAR, que pressupõe a possibilidade de falha. 
Por exemplo: "Vou tentar encontrar-me consigo amanhã às 8 horas". Noutras palavras: É possível que não vá, vou "tentar". Evite tentar... FAÇA. 

4) CUIDADO com as expressões NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO, que dão idéia de incapacidade pessoal.
Use NÃO QUERO, NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder. 

5) CUIDADO com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO, que pressupõem que algo externo a si controla a sua vida.
Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU.

6) Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isto libera o presente.
Por exemplo: "Eu tinha dificuldade em fazer isto..."

7) Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo.
Por exemplo: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou a conseguir".

8) Substitua o SE por QUANDO
Por exemplo: em vez de dizer "Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar", diga "Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar".

9) Substitua ESPERO por SEI. 
Por exemplo: em vez de dizer "Eu espero aprender isso", diga "Eu sei que vou aprender isso". ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.

10) Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. 
Por exemplo: Ao invés de dizer "Eu gostaria de agradecer a vossa presença", diga "Eu agradeço a vossa presença". O verbo no presente fica mais forte e concreto.


Em resumo, o Altar será o lugar onde fará as suas orações, e perto dele fará as suas sessões de meditação e sessões de exercícios espirituais. Depois de eu construir e consagrar o seu Altar, será preciso que crie um laço energético directo com ele através da oração que redigir para o efeito, segundo as sugestões dadas a cima. Para além da força da palavra existe a força da sua presença. A forma de se apresentar ao Altar não é um processo com regras, tudo o que se espera de si é a sua fé, sinceridade, amor e positividade.

E quando estiver em frente ao seu Altar de pé, sentado ou ajoelhado, essa ligação será tão forte que um clarividente que esteja a observar, vai ver o fluxo de energia que sai de si para o Altar e vice-versa criando um efeito muito semelhante ao efeito eléctrico a que a Física chama de Arco Voltaico. É muito importante ter um Altar e dar-lhe a importância devida pois a função de Oratório santifica o Altar.  Se precisa de ajuda para encontrar o local correcto para o seu altar, segundo o Feng Shui, e para harmonizar as energias da sua casa e família, contacte connosco.


Erguer Altares é para mim uma forma de proporcionar aos outros Luz e Protecção. 
Contacte-me se quiser que eu construa e consagre o seu Altar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, seja bem vindo!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.