19 de março de 2012

Os banhos


Estudados pela aromaterapia, os banhos são uma técnica milenar e - dizem - podem atrair bons fluídos e purificar. "Na aromaterapia os banhos em geral demoram uma hora e são verdadeiros rituais", todos os terapeutas espirituais concordam com isto.

Os banhos de Marco Spivack são à base de óleos essenciais e, segundo ele, servem para relaxar, energizar, emagrecer e refrescar, entre outras coisas. Com estes fins são realizados em clínicas especializadas e termas mas pode perfeitamente realizar em casa os que têm uma finalidade espiritual.. 

Spivack sugere aquele a que ele chama Banho Ritual de Purificação, com óleos de alecrim, canela, mirra, olíbano e sal grosso. O banho é preferencialmente realizado numa tina individual, de madeira, o que hoje em dia é pouco viável. O local é iluminado por velas e na água são deitadas pétalas de rosas brancas. Antes de começar o banho, tome um duche e lave a cabeça, depois entre na banheira, preparada com partes iguais dos óleos, e permaneça lá durante 20 minutos.

"No Japão a temperatura da água destes banhos é elevadíssima, 43 graus, mas isso é contra-indicado para a saúde física. Por isso, a temperatura deve estar entre os 28 e 32 graus, o que não oferece contra-indicações", frisa o autor. "A pessoa sai da banheira e deita-se confortavelmente, a temperatura do corpo vai-se equilibrando e a pele vai metabolizando os óleos. O alecrim afasta as energias negativas e é estimulante, a canela, segundo o Feng Shui, atrai prosperidade e é afrodisíaca, o olíbano é equilibrante e o sal grosso é relaxante, purificante e afasta as energias negativas", explica.

Alguns conselhos para os banhos:

1 - Os banhos devem ser acompanhados de preces pessoais espontâneas e sinceras. Peça. Converse com Deus e com os seus protectores espirituais. Os resultados são fantásticos. Se desejar, acenda uma vela branca para o seu Anjo da Guarda. 

2 - As flores e ervas frescas não devem ser fervidas ou valor energético das mesmas  perder-se-á. Deite-as directamente na banheira.

 3 - Caso não consiga flores e ervas frescas, pode usá-las secas. Faça uma infusão que depois adicionará à água na banheira.

 4 - Se estiver a sentir frio, acrescente ao banho, já preparado, uma quantidade de água mineral quente. 

5 - Os resíduos dos banhos devem ser devolvidos à natureza. Deite os resíduos num jardim ou no mar. Não se deite no lixo flores e ervas utilizadas em banhos energéticos, pois, se forem devolvidas à natureza, servirão como adubo, fomentarão a vida.

 6 - Na verdade não existe mal algum em deitar uma mistura de sal grosso e água na cabeça. Afinal de contas, nós não tiramos a cabeça para entrar no mar, onde há maior concentração de sal do que nos banhos de limpeza energética. O que causa desconforto e cansaço é manter o sal no corpo por muito tempo. Por isso, três horas após um banho com sal grosso, banhe-se apenas com água, caso use o banho da cabeça aos pés. 

7 - Os banhos preparados com ervas como a arruda, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge e pára-raios não devem tocar na cabeça. Podem causar cansaço, letargia, dores e insónia. 


Em todas as tradições místico-esotéricas, os banhos são indicados como poderosos auxiliares nos processos de cura e equilíbrio da energia do nosso corpo. O banho feito com lírios brancos e rosas brancas, por exemplo, acalma e restaura a paz espiritual. Os banhos com mel - muito usados na minha terra - ajudam a adoçar o temperamento e com camomila propiciam bons sonhos. 

Para o cansaço e a tensão do quotidiano, faça um escalda-pés com melissa e sentir-se-á relaxado.

Todos nós temos ao redor do nosso corpo físico um campo electromagnético que se denomina aura. As auras das pessoas e dos lugares funcionam como antenas que recebem e enviam mensagens entre si, que são descodificadas através da nossa intuição. Quando passamos por situações estranhas, energias desequilibradas agregam-se à nossa aura e permanecem lá por muito tempo provocando desequilíbrios e bloqueios. Ao tomarmos um Banho de Ervas limpamos a nossa aura e harmonizamos os nossos chakras que são túneis por onde as energias entram no nosso corpo físico. 

Cada planta tem características próprias que interagem com as nossas energias provocando as mudanças necessárias. As ervas podem limpar, energizar, melhorar nossa auto-estima,  remover o cansaço, etc... 

Para fazer o banho, devemos conhecer as ervas e as suas propriedades para escolher aquelas que se adaptam à nossa situação. Não faça um banho só porque alguém, não credenciado, sugeriu. Depois de seleccionar as ervas, agarre num punhado de cada erva e faça um chá com elas. Coe para um jarro e após tomar um banho normal, despeje o chá dos ombros para baixo. As ervas podem ser misturadas e o resultado será melhor se for usado um número ímpar de ervas. 

O Sal grosso pode ser usado como um banho de limpeza mas é preciso que se tome um banho de ervas logo após. Não se esqueça que o sal limpa, purifica, absorvendo a negatividade, é necessário que a seguir se proteja e estimule o que deve ser estimulado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, seja bem vindo!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.