27 de fevereiro de 2012

Os ARCANJOS são mensageiros de Deus; escuta as suas mensagens?


Arcanjo Gabriel que levou a boa nova a Maria
Arcanjo Miguel que enviou Lúcifer para o inferno
Arcanjo Rafael que ensinou Tobias a retirar do peixe o remédio para Sara




O nome Arcanjo vem do grego arkangélos, que significa "anjo principal" ou "chefe", pela combinação de archō, o primeiro ou principal governante, e aggelos, que quer dizer "mensageiro".


Os Arcanjos são "utilizados" por várias novas correntes e teorias espirituais, algumas com um verdadeiro carácter de religião, que denominam assim alguns Anjos sem que esta classificação tenha algo a ver com a Hierarquia Angelical da Cabala. Se pesquisarmos "Arcanjos" seremos confrontados com diversos agrupamentos de seres de luz para os quais não temos a devida sustentação documental mas, apenas  a expressão intuitiva da parte de quem a afirmou. Tanto quanto sabemos pelos livros sagrados cristãos, dos sete Arcanjos que assistem o trono de Deus, são conhecidos apenas três: Miguel, Gabriel e Rafael.

Este título angelical é também duas vezes mencionado no Novo Testamento. Mais uma vez, a esta ordem pertencem os únicos Anjos cujos nomes são conhecidos e já citados.


De facto, os Arcanjos são mencionados em várias religiões como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.



Miguel é especificamente citado como "O Arcanjo". Quanto a Gabriel, príncipe da Ordem dos Anjos, tradicionalmente também se presume que seja um Arcanjo, não havendo no entanto referências sólidas a esse respeito. Relativamente a Rafael, príncipe da Ordem das Virtudes, este descreve-se a si mesmo como um dos sete Arcanjos que estão diante do Senhor - classe de seres mencionada também no Apocalipse.

Os Arcanjos têm a função de cuidar de vários aspectos da vida das pessoas e, principalmente, trabalharem para o bem de todos. Fazem isso, por exemplo, iluminando o pensamento de governantes, cientistas, médicos e pessoas ligadas à área da saúde. Eles também estão encarregados de transmitir as mensagens divinas mais importantes.



As referencias a "Arcanjo", na Bíblia:


Na Bíblia, encontram-se apenas duas referências aos Arcanjos, no singular, conforme abaixo (Bíblia de Jerusalém):


1 Tessalonicenses 4:16
"Quando o Senhor, ao sinal dado, à voz do Arcanjo e ao som da trombeta divina, descer do céu, então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro."

Judas 9
"E, no entanto, o arcanjo Miguel, quando disputava com o diabo, discutindo a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar uma sentença injuriosa contra ele, mas limitou-se a dizer: O Senhor te repreenda!"


ARCANJO GABRIEL

O seu nome significa: "Homem de Deus". É o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação, sendo comummente associado a uma trombeta - é a Voz de Deus, o transmissor das boas novas.

Este Arcanjo é citado várias vezes na Bíblia Sagrada. Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a vinda do Redentor. Disse assim o profeta: "Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas de anos (ou seja 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos".

Ao Arcanjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais foi confiada a algum ser de Luz: anunciar a encarnação do Filho de Deus. Este é o motivo de ser tão venerado desde a antiguidade.

O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Baptista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus" (Luc. 1, 19).

São Lucas disse: "Foi enviado por Deus o Anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: "Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo". Ela ficou confusa, mas disse-lhe o Anjo: "Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e o seu Reino não terá fim".

O Arcanjo Gabriel é também citado no Livro de Tobias, que faz parte do Antigo Testamento. Foi o Arcanjo enviado por Deus para curar a cegueira de Tobias e acompanhá-lo numa longa e perigosa viagem para conseguir uma esposa. Rafael, juntamente com Miguel e Gabriel simbolizam a fidelidade, o poder e a glória dos Anjos.

Segundo a tradição, Gabriel e os seus Anjos são os mensageiros das boas notícias, ajudam-nos a dar bom rumo e sentido à nossa vida, dão-nos discernimento e sabedoria. É a ele que recorremos quando necessitamos desses dons.

Este Arcanjo ajuda ainda a concretizar a maternidade, auxilia nos conflitos familiares e na renovação de relacionamentos, pois aumenta o amor e a compreensão.

Dia da semana: segunda-feira.

Horário de invocação: das 10h às 11h

Cor da vela: branca

Salmo:86


Oração

Portador das boas novas, das mudanças,

da sabedoria e da inteligência.

Arcanjo da Anunciação, trazei todos os dias

mensagens boas e optimistas.


Fazei com que eu também seja um mensageiro,

proferindo somente palavras e actos de bondade e positivismo.

Concedei-me o alcance dos meus objectivos.


Que assim seja.



ARCANJO MIGUEL

São Miguel Arcanjo, cujo nome significa "o que é um com Deus", é considerado o chefe dos exércitos celestiais e foi adoptado como padroeiro da Igreja Católica Universal. É o Anjo do arrependimento e da justiça. O seu nome é citado três vezes na Bíblia Sagrada:

- Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel, onde lemos: "Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno".

- No capítulo 12 do Livro do Apocalipse encontramos o seguinte: "Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus Anjos lutaram contra Satanás e suas legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar para eles no céu. Foi precipitada a antiga serpente, o diabo, o sedutor do mundo. Ai da terra e do mar, porque o demónio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo".

- Na carta de São Judas, lê-se: "O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: "Que o Senhor o condene". Por isso São Miguel é mostrado atacando o dragão infernal.

A Igreja Católica e os cristãos em geral, têm uma grande devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demónio e dos espíritos maléficos. E quando o invocamos, ele defende-nos, com o grande poder que Deus lhe concedeu, e protege-nos contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.

Miguel é o Arcanjo que impulsiona o seu sucesso na carreira e eleva a sua capacidade de atrair a riqueza (material e imaterial) para a nossa vida. Protege-nos das forças do mal.

Dia da semana: domingo

Horário de invocação: das 6h às 7h e das 12h às 13h.

Cor da vela: laranja

Salmo:47


Oração

Príncipe Guardião e Guerreiro

defendei-me e protegei-me com a Vossa espada,

não permiti que nenhum mal me atinja.

Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes,

contra quaisquer actos de violência.

Livrai-me de pessoas negativas.


Espalhai vosso manto e vosso escudo de protecção

no meu lar, nos meus filhos e familiares.

Guardai o meu trabalho, os meus negócios e os meus bens.

Trazei a paz e a harmonia.


Que assim seja.


Ritual de Protecção.

Monte em sua casa um pequeno altar com uma imagem deste Anjo. Coloque-o sobre uma toalha branca e, sempre que possível, coloque um vaso florido da sua preferência ao lado ou acenda uma vela, da cor correspondente ao Arcanjo, sobre um pires com um copo de água ao lado e ore o salmo do Arcanjo. Quando a vela terminar, deite os restos no lixo e guarde o pires depois de lavado para ser usado noutros rituais.

Consulte o texto sobre altares pois à pormenores que não devem ser negligenciados.


ARCANJO RAFAEL

O seu nome significa "Deus te cura". Este Arcanjo tem como principal caracteristica ajudar na cura dos doentes e, por isso, é o guardião da saúde. Ele age principalmente nas instituições sociais, nos hospitais e em casas que estejam a precisar da sua ajuda.

Além de influenciar na saúde física dos seres humanos, este Arcanjo também age sobre a saúde do espírito, ou seja, está sempre a confortar as pessoas nas horas de desespero e a acalmar os sofrimentos interiores. Além disso, também é o responsável e guardião dos talentos criativos.

Rafael protege os seus estudos e a sua vida profissional, além de curar distúrbios físicos, emocionais e espirituais. Este Anjo também traz criatividade, optimismo e confiança na protecção divina.

Na Bíblia, Rafael apresenta-se a Tobias e oferece-se para conduzi-lo até Média, à casa de Gabael que o anjo diz conhecer muito bem. Para dar confiança a Tobias, Rafael apresenta-se como filho de um dos seus amigos. No decorrer da viagem ele vai guiar o jovem Tobias e aconselhá-lo. Vai convidá-lo a parar na montanha de Ecbátana, na casa de Raquel onde Tobias conhece Sara. Esta jovem sofre as maldições geradas pelo demónio Asmodeu, o qual matou, antes que se casasse, sete dos seus pretendentes.

Rafael ensina a Tobias uma maneira infalível de se livrar deste demónio e casar com Sara. Para isso orienta-o a queimar o fígado e o coração de uma certa espécie de peixe que Tobias deve capturar. O fumo deste peixe expulsa toda e espécie de maus espíritos.

De volta a Ceserim, a sua casa, Rafael ensina Tobias a curar a cegueira do seu pai, Tobit, com o fel do peixe. O milagre ilumina o coração do bom pai Tobit que louva a Deus, e vê revelado em Rafael o arcanjo enviado por Deus para curá-lo e guiar seu filho no caminho certo.

Dia da semana: quarta-feira.

Horário de invocação: das 14h às 15h e das 17h às 18h.

Cor da vela: amarela (sector profissional) e verde (sector da saúde).

Salmo: 21 e 39


Oração


Guardião da saúde e da cura

peço que os vossos raios curativos desçam sobre mim,

dando-me saúde e cura.

Guardai o meu corpo físico e o mental,

livrando-me de todas as doenças.

Expandi a Vossa beleza curativa no meu lar,

nos meus filhos e familiares, no trabalho que executo,

nas as pessoas com quem convivo diariamente.


Afastai a discórdia e ajuda-me a superar conflitos.

Arcanjo Rafael, transformai a minha alma e o meu ser,

para que eu possa sempre reflectir a vossa Luz.


Que assim seja.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, seja bem vindo!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.